4 erros comuns na gestão de empresas

Meta-description: Compartilharemos ao longo deste artigo 4 erros comuns na gestão de empresas para que você fique ciente e proteja a sua empresa.


De acordo com o estudo de Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis em cada dez empresas declaram falência após cinco anos de funcionamento. Segundo a mesma fonte, os erros por trás disso incluem falta de planejamento, falta de visibilidade sobre fluxo de caixa, entre outros.


Nosso desejo é que o seu negócio esteja entre os quatro que dão certo e seguem adiante. Compartilharemos ao longo deste artigo 4 erros comuns na gestão de empresas para que você fique ciente e proteja o seu negócio.


1 - Falta de planejamento estratégico

Não ter um plano de negócios pode custar caro a uma empresa. Embora no começa a sua elaboração pareça trabalhosa demais, esse planejamento guiará o negócio em seus primeiros passos e será determinante para o seu sucesso no mercado.

Em seu plano de negócios, inclua missão, valores e objetivos da empresa, estratégias de crescimento e público-alvo. A ideia é que ele seja um mapa para orientar a gestão e a equipe aos resultados desejados.


2 - Má gestão financeira

Uma gestão financeira de qualidade é essencial para a saúde de uma empresa. Por isso, é muito importante que você faça registro de todas as movimentações do seu negócio: receitas, despesas, controle do pagamento de impostos, custos com funcionários e operação, etc.

Apenas assim poderá conhecer os números da empresa, e conseguirá administrá-la adequadamente. Essa também é uma maneira de verificar se os negócios vão bem e se os resultados desejados são possíveis.

A integração apropriada da gestão financeira da empresa com todos as suas outras áreas é um desafio da qual nenhuma empresa pode fugir. A boa notícia é que fica mais fácil com um bom sistema ERP, como o Diligerencia. Falaremos mais sobre isso no item 4.


3 - Negligência com os deveres fiscais

Independente se você tem uma grande, média ou pequena empresa, ela possui obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas. Não há como fugir!

Tentar ignorar as normas é um dos erros comuns na gestão de empresas e pode trazer grandes prejuízos, afinal, as multas e penalidades são bem rigorosas.

Portanto, não perca nenhuma atualização fiscal e tributária e mantenha o seu negócio em conformidade legal.


4 - Não ter um bom sistema de gestão

Muitas empresas adiam a aquisição de um bom sistema de gestão ou até mesmo resistem ao seu uso, mas isso é na verdade um erro. Então, não vá pensando que uma pequena ou média empresa, por exemplo, não precisam de um sistema de qualidade.

Um negócio que visa o crescimento requer uma série de cuidados, é esperado que os seus processos se tornem cada mais complexo e sua gestão mais exigente. Uma boa maneira de garantir o sucesso durante a expansão é a contratação de um sistema de gestão.

Através do software é possível unificar os processos, padronizá-los, controlá-los e propor melhorias constantes. Tudo isso de maneira simples, rápida e efetiva.

Use a tecnologia a favor do seu negócio, descubra a forma mais simples de controlar a sua empresa com o Diligerencia.

Conheça o nosso sistema de gerenciamento e relatório para empresas, com as melhores e eficientes tecnologias do mercado.

Inteligente: Nossos relatórios são automatizados e ajudam você a entender a saúde da sua empresa de forma clara.

Rápido: Nossos sistemas, mesmo com diversas funções, destacam-se pela rapidez e eficiência.


20 visualizações0 comentário